segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Período

Os povos pré-colombianos habitavam o Brasil antes da chegada de Colombo, ou seja, antes do final do século XV, período que os europeus chegaram nesse continente que já era habitado por povos que viviam dispersos por muitas áreas desse território.

domingo, 5 de agosto de 2007

Como foi a formação de oucupação, e por quem?

Ao chegar na América no final do século XV, os europeus encontraram um continente, mas nesse continente ja haviam povos habitados.
Quando Colombo chegou na América ele acraditava que tinha chegado nas Índias, e por esse motivo começou a chamas os povos que estavam na quele território de índios. Esse povos se diferenciavam pela sua religião, língua, hábitos, tradições e também pela sua organização social e econômica.
Mas o nome mais adequado para dar a esses povos eram, povos pré-colombianos, ou seja, aos povos que viviam na América antes da chagada de Colombo.

sábado, 4 de agosto de 2007

Quem eram os povos Pré-Colombianos?

Os povos pré-colombianos que viviam na América na época da chegada dos colonizadores possuíam uma grande diversidade cultural. Haviam importantes povos pré-colombianos, como os incas, os astecas e os maias

INCAS: A organização social inca era muito hierarquizada. No topo estava o Inca (filho do Sol), que era o imperador; depois a alta aristocracia, à qual pertenciam os sacerdotes, burocratas e os curacas (cobradores de impostos, chefes locais, juízes e comandantes militares); camadas médias, artesãos e demais militares; e finalmente camponeses e escravos. Os camponeses eram recrutados para lutar no exército, realizar as tarefas da colheita ou trabalhar na construção das cidades, segundo a vontade do Inca. A família patriarcal era a base da sociedade, mas até os casamentos dependiam da autoridade máxima. O sistema penal era rígido e o sistema político extremamente despótico.

ASTECAS: A sociedade asteca era rigidamente dividida. O grupo social dos pipiltin (nobreza) era formada pela família real, sacerdotes, chefes de grupos guerreiros — como os Jaguares e as Águias — e chefes dos calpulli. Podiam participar também alguns plebeus (macehualtin) que tivessem realizado algum ato extraordinário. Tomar chocolate quente era um privilégio da nobreza. O resto da população era constituída de lavradores e artesãos. Havia, também,escravos (tlacotin).

MAIAS: Só podiam subir aos templos os sacerdotes, que formavam a classe mais culta. Os maias acreditavam descender de um totem e eram politeístas. A influência dos toltecas introduziu certas práticas cerimoniais sangrentas, pouco antes da decadência dos maias. Adoravam a natureza, em particular os animais, as plantas e as pedras. Cuidavam de seus mortos, colocando-os em urnas de cerâmica.

Os primeiros povoadores ( teorias)

Pesquisas arqueológicas atuais mostram que o povoamento da América é bem anterior á chegadados conquistadores eurupeus no século XV. Existem, hoje em dia, duas teorias mais bem aceitadas pelos estudiosos para explicar como e quando se iniciou o povoamento do continente americano. E essas suas teorias são:

A TEORIA TRANSOCEÂNICA: A teoria diz que povos da polinesia começaram atravessar o oceano pacifico em pequenas navegações a 10 mil anos atraz. Esses navegadores ultilizaram as forças das correntes maritimas, que os trouxeram para a costa da america do sul, iniciando assim o povoamento nessa região.

A TEORIA DE BERING: Essa teoria diz que que o povoamento não começou há 10 mil anos atráz e sim a 50 mil anos atráz. Os povos que vieram foram nômades da Ásia. eles realizaram a travessia pelo estreito de Bering. Isso ocorreu durante uma era glacial onde o mar congelou e com esse congelamento uniu o Alasca, na América e á Sibéria, na Ásia assim ficou mais fácil para se obter o povoamento que teria ocorrido a partir da América do Norte em
direção a outras partes do continente.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Curiosidades

Quando os espanhóis chegaram á América,no século XV ,os astecas,maias e incas tinham conhecimentos em astronomia,matemática e destacavam-se também na arquitetura.Tenochtitlán,capital do Império Asteca,era uma cidade populosa,como algumas capitais européias da época.
Os astecas cultivavam cacau,com o qual preparavam uma bebida espumante e expressa chamada Xocolatt,da qual se originou o tão apreciado chocolate.

Conclusão

Nós concluímos depois de fazer o trabalho que tudo que aprendemos foi de grande importância na nossa aprendizagem,pois, aprendemos mais sobre a história da América Latina, e para chegar onde chegou a América Latina teve que passar por várias etapas
no seu desenvolvimento.